6º Torneio Feminino de Computação 2025
Desde 2020, incentivando a participação feminina na Computação
O Torneio Feminino de Computação, criado em 2020, é uma competição brasileira de programação apenas para meninas, criado e coordenado pelo Movimento Meninas Olímpicas, que visa incentivar a participação feminina nos cursos de Computação. O torneio foi inspirado na EGMO - European Girls' Mathematical Olympiad (EGMO) e na EGOI - European Girls' Olympiad in Informatics.
Para incentivar as meninas a participarem: O estereótipo da Ciência da Computação ser algo apenas para homens persiste. Neste contexto essa competição é importante, pois meninas que talvez não tenham coragem de participar de uma Olimpíada de Informática se sentem incluídas e abordadas diretamente. Isso permite que elas encontrem autoconfiança para participar.
Para criar modelos femininos: As participantes conhecem outras mulheres Cientistas da Computação e podem encontrar modelos femininos para si mesmas. Isso é importante, pois a maioria dos modelos são do sexo masculino (por exemplo, professores, estrelas da ciência da computação).
Para aumentar a representatividade das mulheres em espaço de poder: o percentual de mulheres em espaços de poder é o mesmo das meninas premiadas em olimpíadas de conhecimento. Portanto, se houver mais meninas nas competições de conhecimento, teremos uma sociedade mais igualitária nos espaços de poder.
O torneio é totalmente online, realizado por meio do sistema a ser definido.
As competidoras devem dispor de computador e acesso à Internet para entrar no sistema e fazer a prova. Para acessar a prova, não é necessário fazer nada além de entrar no sistema no intervalo de tempo indicado utilizando o usuário e senha.
As competidoras têm 3 horas no intervalo de tempo indicado para resolver 4 problemas de programação, contadas a partir do horário do primeiro acesso. As linguagens de programação permitidas seguem o regulamento a ser definido.
Premiações: Todas as competidoras que fizerem a prova receberão certificados de participação digitais. As premiadas também receberão:
Menções Honrosas: certificado digital do prêmio.
Medalhas de ouro, prata e bronze: certificado digital do prêmio, camiseta, medalha.
Para conferir as comissões organizadoras, as cerimônias de premiações e os certificados acesse:
Comissões de Organização, Cerimônia de Premiação, Cerificados e Regulamentos.
A Olimpíada Europeia de Informática para Garotas (European Girls' Olympiad in Informatics - EGOI) criada em 2021 é uma competição feminina de programação inspirada pelo sucesso da Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas (European Girls' Mathematical Olympiad - EGMO). O formato da competição é semelhante ao de competições como a Olimpíada Internacional de Informática (International Olympiad in Informatics - IOI) e a Olimpíada da Europa Central de Informática (Central European Olympiad in Informatics - CEOI). O Brasil participa desde a primeira edição em 2021.
As quatro integrantes da equipe brasileira são escolhidas durante a Semana Olímpica da OBI, em conjunto com a Seletiva da IOI, em dezembro do ano anterior à prova da EGOI. São convidadas a participar da Seletiva da EGOI as melhores estudantes classificadas da modalidade Programação Nível 2 da Fase Nacional da OBI. As quatro melhores estudantes classificadas na Seletiva da EGOI/IOI compõem a equipe que representará o Brasil na EGOI no ano seguinte. Confira as equipes brasileiras.
Confira as Equipes brasileiras na EGOI.