A Olimpíada Europeia Feminina de Informática (European Girls’ Olympiad in Informatics -EGOI) é uma nova competição de programação exclusiva para meninas. Inspirados pelo sucesso da Olimpíada Europeia de Matemática Feminina, queremos criar uma competição semelhante em Informática. O formato da competição será semelhante a competições estabelecidas, como a Olimpíada Internacional de Informática. O objetivo é identificar e motivar jovens talentosas a seguirem uma educação e carreira em matemática e informática.
A parte principal do evento serão duas competições. Durante o concurso, os competidores resolverão problemas desafiadores projetando e implementando algoritmos eficientes. A competição é acompanhada de eventos sociais, como excursões, para dar aos participantes tempo para se conhecerem.
Participa da seletiva da EGOI as 8 melhores colocadas da OBI - Olimpíada Brasileira de Informática e as 4 melhores colocadas do TFC - Torneio Feminino de Computação do ano anterior a competição. As quatro melhores classificadas na Seletiva da EGOI compõem a equipe que representará o Brasil na EGOI do ano seguinte.
O Brasil participa desde a primeira edição do EGOI realizada em junho de 2021 em Zurique, na Suíça e está em 16º em quantidade de medalhas, com 2 Medalhas de Ouro, 3 Medalhas de Prata e 5 Medalhas de Bronze.
Em 2025 foi a melhor colocação individual com Maria Clara Fontes Silva em 3ª posição geral. O Brasil ficou em 4º lugar com 1.801 pontos
1ª EGOI 2021 (Virtual) Local
🥇 Carolina Moura Valle Costa São Paulo - SP
🥈 Luana Amorim Lima Rio de Janeiro - RJ
🥉Letícia Barbieri Stroeh Valinhos - SP
🥉Maria Elaine de Holanda Cavalcante Fortaleza - CE
Suplente: Pietra Gullo Salgado Chaves
Líderes: Nara Bigolin e Beatriz Cunha Freire
EGOI2022 teve 157 competidoras de 43 países