Memorial Acadêmico
2025
2025
Para compor adequadamente este memorial, creio que seja necessário apresentar alguns marcos pretéritos da minha trajetória de vida, que fazem parte dos pilares de sustentação que me guiaram até o presente.
🔷Juventude: Sou natural da cidade de Três de Maio (RS), nascida em 26/07/1969. Realizei toda a minha formação da Educação Básica neste município. O Ensino Médio realizei no período de 1984-1986 iniciando a formação de Técnico em Enfermagem, num Colégio Interno de Freiras, e concluindo o Ensino Médio na rede estadual, com duas formações técnicas: Administração e Análises Química. Durante o Ensino Médio tive minhas primeiras experiências de pesquisa, onde participei de várias feiras de ciências chegando a 3º lugar nacional.
🔷Formação Superior - A graduação de Bacharelado em Informática foi realizada na PUCRS no período de 1998-1991, onde fui bolsista de Iniciação Científica durante toda a graduação. O Mestrado foi em Ciência da Computação na UFRGS no período de 1992-1994 e o Doutorado em Inteligência Artificial na Universidade Pierre et Marie Curie – Sorbonne Université, na França, no período de 1995-1999.
🔷Experiência tecnológica - No decorrer dos anos presenciei a evolução do mundo da Tecnologia e da Computação. Nasci sem energia elétrica, conheci computador e ar-condicionado aos 17 anos, acessei a internet pela primeira vez aos 22 anos durante o mestrado e uma porta se abriu automática com um cartão aos 25 anos, durante o doutorado. Todas as tecnologias ultrapassadas atualmente. Presenciei a instalação de energia elétrica, televisão à bateria, o uso de máquina de escrever e de fotocópia que borrava todo o documento, transparência datilografadas, retroprojetores, os primeiros computadores do tipo PCs 286 (Personal Computers), impressora matricial, disquetes 5 1/4, internet discada, enfim, essas raridades que a maioria dos acadêmicos desconhece. Atualmente, estamos lidando com internet banda larga, notebook, smartfones, lousa interativa digital, Moodle, Google Meet, documentos digitais, aulas virtuais e Inteligência Artificial Generativa. Enfim, tive o privilégio de viver 300 anos em 30.
🔷Pessoal - Meus filhos nasceram de 2001 a 2006. Mariana nasceu em 2001, Natalia nasceu em 2004 e Lucas nasceu m 2006. No período de 2001 a 2016, meu tempo foi destinado quase que integralmente à maternidade, visto que eu era a principal responsável pelas atividades vinculadas aos filhos e às atividades familiares.
🔷Ensino: Docência - Comecei minha vida docente na ULBRA em 1993, há 32 anos, com a disciplina de Lógica de Programação ou Algoritmos, a qual ministro até hoje. Nestas 3 décadas fui docente em várias universidades privadas e públicas, do Brasil e da França, residindo em Paris de 1994 a 2000, durante meu doutorado. Neste período estudei nas universidades Paris 1- Panthéon Sorbonne e na Paris VI – Pierre et Marie Curie, atual Sorbonne Université (3ª França, 63º mundial). Fui docente nas universidades: como horista na Université Paris VIII- Vincennes-Saint-Denis e como concursada (ATER) na Université Cergy-Pontoise e na Université Paris-Est Créteil Val de Marne. De retorno ao Brasil, em 2000, fui recém-doutor na UFRGS de 2000 a 2003, e depois retornei à ULBRA, até 2007. Concurso público - Em 2007, ingressei, via concurso público, na UERGS, e em 2009 ingressei, via concurso público, no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e, em fevereiro de 2010, fui transferida para a UFSM – Campus FW. Em 05 de setembro de 2010, assumi como Coordenadora Substituta do Curso de Sistemas de Informação, e em 16 de fevereiro de 2011, assumi a função de Coordenadora Pró-Tempore do Curso de Sistemas de Informação, onde atuei por 4 anos na implantação e consolidação do Curso de Sistemas de Informação no campus de Frederico Westphalen – UFSM-FW.
🔷Pesquisa - Como pesquisadora ao longo da carreira, atuei em várias Universidades da França e do Brasil, produzindo mais de 100 publicações e mais de 50 orientações em trabalhos de graduação e pós-graduação. Atuei em dezenas de projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão na área de Computação na Educação Básica, Inteligência Artificial e na temática sobre a desigualdade de gênero em Olimpíadas Científicas e em espaços de poder, sendo o principal o Movimento Meninas Olímpicas, onde tem um grupo de meninas talentosas voluntárias que nos auxiliam. O Movimento Meninas Olímpicas está completando 10 anos de existência em julho desse ano.
🔷Extensão: Computação na Educação Básica - Em 2013, coloquei estudantes do 7º ano do Ensino fundamental II nas disciplinas de Programação e Estrutura de Dados e percebi que os estudantes de 12 anos aprendiam com mais facilidade a lógica computacional, ou seja, com mais capacidade de resolver problemas de maneira estruturada do que os graduandos de Computação. Assim, nasceu a ideia de colocar Computação como disciplina obrigatória na Educação Básica, principalmente no Ensino Fundamental II. Nesse contexto, procurei a Sociedade Brasileira de Computação para criarmos uma Comissão de Computação na Educação Básica, da qual eu integrei, desde sua criação, em 2016, até 2023. Nessa comissão definimos os conteúdos a serem colocados nas Normas. Em 2022, o Conselho Nacional de Educação aprovou por unanimidade as “Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC, e, em 2024, a Computação passou a ser obrigatória como disciplina na Educação Básica. Eu também fui Conselheira Suplente no período 2019-2021 da SBC.
🔷Extensão: Olimpíadas Científicas - Em 2016, fui convidada a ser professora nas semanas olímpicas da Olimpíada Brasileira de Informática e da Olimpíada Brasileira de Matemática, onde constatei que as meninas eram menos de 5% das premiadas e presentes na Semana Olímpica, e não existiam professoras mulheres ministrando aula nessas Semanas Olímpicas. Devido a isso, em julho de 2016, fundamos, eu e minhas duas filhas olímpicas Mariana e Natalia, o Movimento Meninas Olímpicas do Brasil, da qual ainda sou a coordenadora geral. Em 2020, criei o Torneio Feminino de Computação (TFC). O TFC é uma competição nacional brasileira de programação apenas para meninas, que visa incentivar a participação feminina na modalidade de Programação da Olimpíada Brasileira de Informática. O torneio foi inspirado na EGOI - Olimpíada Europeia de Informática para Garotas, que teve sua 1ª edição em junho de 2021, em Zurique na Suíça. O torneio teve a 1ª edição em 2020. Em 2023, em parceria com a Profa. Maria Luiza Miguez,. criamos o TFM - Torneio de Física para Meninas. O TFM visa incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na Física, para aumentar a representatividade feminina em competições nacionais e internacionais. Além de criar um espaço de olimpíada em que as estudantes brasileiras possam competir e ser premiadas de forma igualitária, desenvolvendo a confiança em seus potenciais para as demais olimpíadas, testes de seleção e desafios estudantis e, por fim, descobrir jovens meninas com talento em física. Sou apoiadora também do Quimeninas – Olimpíada Nacional de Química para Meninas. Sou ainda a Coordenadora Adjunta da ONDA - Olimpíada Nacional de Aplicativos e da Comissão de Organização da Onfil - Olimpíada Nacional de Filosofia.
🔷Frases: ao longo de minha trajetória pessoal e profissional, algumas expressões se tornam minhas verdades.
👁️🗨️ A presença feminina é inversamente proporcional ao prestígio das olimpíadas ou dos espaços de poder e decisão. Pois foi constatado através de uma pesquisa que o percentual de meninas premiadas em olimpíadas científicas equivale às mulheres em espaço de poder, ou seja, se não houver meninas nas olimpíadas hoje não haverá mulheres nos espaços do poder amanhã, pois as meninas não tem acesso ao desenvolvimento da habilidade necessária para ocupar os espaços de poder e de decisão.
👁️🗨️Uma ação compensatória nunca é nula, deveria ser positiva mas, mal conduzida, terá impactos muito negativos. Muitas atividades para resolver a desigualdade de gênero podem ter efeitos negativos se as ações forem bem conduzidas de maneira equivocada.
👁️🗨️ Não se nasce gênio, se torna um com muita dedicação, apoio familiar e resiliência, pois atrás de um talento acadêmico existe uma família comprometida com a Educação. Através do convívio com os pais dos maiores talentos do Brasil, percebemos que as famílias tinham um padrão.
🔷Habilidade do Futuro: resolver problemas de maneira estruturada e rápida é a principal habilidade do seculo XXI. Entretanto, as meninas são em torno de 10% das participantes das atividades que permitem adquirir essa habilidade, pois elas são apenas 17% das ingressantes nos cursos de Computação e em torno de 10% das premiadas nas olimpíadas mais competitivas que abrem oportunidades. Outra área que instiga o raciocínio é a Filosofia, onde as mulheres são apenas 27% das pesquisadoras nessa área.
🔷Pioneirismo e Homenagens: Devido ao pioneirismo em abrir oportunidades as meninas nas olimpíadas de conhecimento e na incorporação da Ciência da Computação no currículo da Educação Básica pública no Brasil fui honrada com diversos prêmios a nível Municipal, Estadual, Nacional e Internacional.
🎖️Em 2018 fui honrada com as seguintes premiações:
🏆1. Recebi a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo indicada pelo Ministro da Educação recebendo a Medalha da Ordem devido as atividades no Movimento Meninas Olímpicas e ao protagonismo da inserção da Computação na Educação Básica (Nacional).
🏆 2. Fui eleita a Mulher Cidadã 2018 do RS, na Modalidade Educação, pela Assembleia Legislativa do RS. Devido a criação do Prêmio Meninas Olímpicas e ao incentivo às meninas em olimpíadas científicas (Estadual).
🏆 3. Recebi uma homenagem na principal Olimpíada Internacional de Matemática do mundo, a IMO 2018, na sua 60ª edição, ocorrida na Romênia, onde já tinha ocorrido a 1ª edição (Internacional).
🏆 4. Fui homenageada pela Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa do RS, pelo protagonismo na Educação Básica e pelo incentivo das meninas em olimpíadas na área de Exatas
🏆 5. Fui finalista, dois anos consecutivos, 2018 e 2019, do prêmio Educação do SINPRORS (Estadual).
🎖️Em 2019, fui indica a Medalha Mietta Santiago da Câmara dos Deputados, a qual visa valorizar iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres (Nacional).
🎖️Em 2021, fui líder da equipe brasileira que representou o Brasil na EGOI 2021, a qual conquistou a 1ª Medalha de Ouro para o Brasil. Em 2021, o melhor desempenho mundial feminino na Olimpíada Internacional de Informática foi de uma brasileira, hoje estudante do MIT (Internacional).
🎖️Em 2022, em março foi entregue a 1ª edição do Prêmio Meninas Olímpicas na Assembleia Legislativa do RS e do Espírito Santo, Prêmio esse, proposto por mim e aprovado por projeto de lei nas Assembleias Legislativas do Brasil (Estadual).
🎖️Em 2024, fui agraciada com o cinco prêmios:
🏆 1. Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, concedido pela Câmara dos Deputados a 3 mulheres, uma de cada área, que é o reconhecimento da excelência da participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade e um estímulo à capacitação de mais mulheres cientistas (Nacional);
🏆2- Prêmio Cidadã Transformadora, concedido pela Prefeitura de Frederico Westphalen (Municipal);
🏆3- Prêmio Ana Primavesi, concedido Grupo Diário de Santa Maria, que é um reconhecimento à mulheres cientistas que mudam a vida da sociedade (Regional);
🏆 4- Embaixadora na Olimpíada Nacional de Astronomia Digital (ONAD) 2024 e na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA) 2024, devido a minha atuação no Movimento Meninas Olímpicas e seus impactos sociais (Nacional) ;
Após essa breve apresentação, será descrito o memorial da minha atuação profissional, no período compreendido entre 2016 e 2025, como docente e pesquisadora, atuando nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas, por ordem cronológica, iniciando pela minha formação acadêmica. Segue um resumo.