Memorial Acadêmico
2025
Atuo na área de Ciência da Computação, com enfoque em pesquisas interdisciplinares, permeando duas linhas de pesquisa:
● Tecnologia Educacional: Pesquisa modelos e produtos educacionais que possam contribuir para o desenvolvimento da Educação presencial e a Distância, bem como o desenvolvimento de metodologias para a aplicação da informática na educação, jogos educacionais digitais e simuladores;
● Desigualdade de Gênero em olimpíadas de conhecimento na área de Exatas que visa incentivar a participação femininas em olimpíadas de Matemática, Física e Informática.
Para atuar nas linhas de pesquisa supracitadas, criei e participo de grupos e projetos, em parceria com outros pesquisadores que detalho nos subitens seguintes.
4.1 Grupos de Pesquisa (GP CNPQ)
Eu fiz líder de 1 projeto no portal do CNPQ e participei de 2 outros. Segue o resumo dos projetos:
4.1.1 Líder em GP CNPQ: Inteligência Artificial & Tecnologia Educacional
Criado em 2013 e certificado pela UFSM. Repercussões dos trabalhos do grupo: O grupo IATE-UFSM dedica-se à pesquisa nas áreas de Tecnologia Educacional e Inteligência Artificial, adotando como seu principal foco investigativo projetos que enfatizem a multidisciplinaridade destas áreas, com destaque para temas relacionados a ambientes virtuais, objetos de aprendizagem hipermediáticos, dispositivos móveis, aplicação de TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) na Educação e Jogos Educacionais Digitais. Destaca-se que os professores pesquisadores que compõem o IATE-UFSM, por meio de orientações de alunos, visam a disseminar o conhecimento destas áreas por meio do desenvolvimento de novas tecnologias, teorias e técnicas computacionais nestes campos.
4.1.2 Participação em GP CNPQ: Desenvolvimento e Inovação em Reabilitação e Tecnologia Assistiva Digital (DIRTA-UFSM)
Criado em 2016 e certificado pela UFSM. O grupo de Desenvolvimento e Inovação em Reabilitação e Tecnologia Assistiva Digital (DIRTA - UFSM) dedica-se à pesquisa nas áreas de Tecnologia Assistiva e Reabilitação, ambas no contexto digital. Neste sentido, adotam-se como foco investigativo projetos que enfatizem a multidisciplinaridade nas áreas da Computação e Tecnologias em Saúde, com destaque para temas relacionados a aplicações tecnológicas para apoio a pessoas com deficiência, idosas ou com mobilidade reduzida. Ressalta-se que o DIRTA-UFSM tem como foco principal a atuação em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e disseminação do conhecimento, nas áreas supracitadas, através do desenvolvimento de tecnologias, teorias e técnicas computacionais que visam auxiliar as ações dos profissionais da área da saúde.
4.1.3 Participação em GP CNPQ: Sistemas de Computação
Criado em 2011 e certificado pela UFSM. O grupo propõe divulgar os resultados das pesquisas, vinculados ao curso de Sistemas de Informação, junto à comunidade através de palestras, exposições e cursos; -Orientar trabalhos de conclusão de curso, monografias de especialização, pesquisas de iniciação científica e de extensão voltados ao tema do grupo de pesquisa; -Publicação dos resultados em eventos científicos e em revistas especializadas; -Disponibilizar os dados das pesquisas realizadas para o domínio público.
4.2 Coordenação de Projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino
Eu coordenei 2 projetos de pesquisa e 2 projetos de extensão. Segue o resumo dos projetos:
4.2.1 2019 – Atual (Pesquisa): Meninas Olímpicas - estimulando o protagonismo feminino nas ciências e tecnologia. Descrição: O objetivo principal deste projeto é a inserção das meninas na área de exatas, principalmente em computação. O foco são meninas do ensino fundamental de escolas públicas. A ideia é que elas aprendam o pensamento computacional para mudar a dinâmica de exclusão destas meninas em competições cientificas de informática, matemática e física e, por consequência, na área de exatas no ensino superior. Nos últimos 5 anos, menos de 10% dos premiados em olimpíadas cientifica de física, matemática e informática foram meninas. No ensino médio, a tendência é as meninas desaparecer das olimpíadas científicas.
4.2.2 2015-2019 (Extensão): Treinamento Olímpico EPC: Entender, Pensar e Criar Descrição: O objetivo do Projeto Treinamento olímpico é consolidar a participação do campus como escola-sede da Olimpíada Brasileira de Informática, melhorando as iniciativas já experimentadas até o momento e criando novas ações de pesquisa e extensão na área programação, envolvendo alunos e professores do CESNORS, assim como alunos e professores de outras escolas da região. Terão treinamentos preparatórios que serão oferecidos para todas as modalidades da OBI, objetivarão uma preparação mais ampla e eficaz dos alunos para a participação na OBI.
4.2.3 2014-2019 (Extensão): Projeto Inclusão Digital. Descrição: O projeto oportunizará, para as pessoas excluídas do mundo digital, o seu desenvolvimento ou o fortalecimento de sua autonomia, de forma a serem cidadãos socialmente aceitos por utilizarem adequadamente os recursos básicos de informática. Além disto, o Projeto visa instrumentalizar, com os recursos de informática, o(a) jovem em fase de conquista do seu primeiro emprego, de forma que possa desenvolver atividades básicas exigidas pelo mercado, tanto em relação aos conhecimentos rudimentares de hardware, como de uso de aplicativos para a produção de textos, planilhas e outros produtos, bem como em relação ao uso dos recursos de Internet.
4.2.4 2011-2016 (Pesquisa): Descoberta de Conhecimento em Dados Agrícolas e Ambientais para um Agronegócio Sustentável. Descrição: Este projeto vai utilizar as técnicas da Inteligência Artificial (IA) para tomada de decisão na Agricultura, para isso será analisada a estrutura da variabilidade de atributos de solo e planta através das técnicas da Inteligência Artificial; ordenação de variáveis para a tomada de decisão na Agricultura; Gestão de banco de dados para acessos remotos, coleta e cruzamento de informações em tempo real e interpretação integrada de dados georreferenciados .
Eu atuei em 14 projetos de pesquisa.
4.4 Participação em projetos de Extensão
Eu atuei em 12 projetos de extensão.
4.5 Participação em projetos de Ensino
Eu atuei em 5 projetos de ensino.