5° Torneio Meninas na Matemática 2024

Sobre

O Torneio Meninas na Matemática (TM²) é uma ação exclusivamente cultural e recreativa, sendo a participação voluntária e desvinculada à aquisição de qualquer bem, serviço ou direito. A olimpíada é totalmente e gratuita.

Olimpíadas Femininas

Existem outras olimpíadas femininas de matemática como a European Girls' Mathematical Olympiad - EGMO  e Olimpíada Pan-Americana de Matemática Feminina (PAGMO) à nível internacional e  Olimpíada Feminina de Matemática do Estado da Bahia - OFMEBA  á nível estadual.
Confira as meninas premiadas na EGMO, na PAGMO e as meninas premiadas na IMO como o  Prêmio Mirzakhani.

Objetivos


- Incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na matemática. 

-  Aumentar a representatividade feminina em competições nacionais e internacionais, além de promover a maior participação de alunas em treinamentos olímpicos. 

- Criar um espaço de olimpíada em que as alunas brasileiras possam competir e ser premiadas de forma igualitária, desenvolvendo a confiança em seus potenciais para as demais olimpíadas, testes de seleção e desafios estudantis. 

- Descobrir jovens meninas com talento matemático e apresentá-las ao ambiente de ensino e pesquisa de alto nível de modo a incentivá-las no âmbito da formação acadêmica

Quem pode participar e onde se inscrever?

Estudantes matriculadas  entre o 8º ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio.  

Maiores informações no Regulamento

Se inscreva na Olimpíada Jacob Palis Junior para se classificar no TM2.

Quando?

Prova Classificatória:  Em breve

Prova única:   Em breve

Resultado:  dezembro de 2024 (site TM2)


Como é o torneio?

-Para participar do  TM² as alunas devem estar entre o 8º ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio. A mudança no regulamento determina que a 4ª edição do torneio aconteça em fase única, diferente das últimas edições.

Para a seleção da fase única do TM², as alunas deverão se inscrever na Competição Jacob Palis Júnior de Matemática . As alunas irão realizar a prova correspondente ao seu ano escolar, de acordo com o sistema a ser indicado nas páginas eletrônicas da OBM e do TM².

O resultado na Competição vai ser usado no processo de seleção das alunas de acordo com a nota de corte a ser definida pela Comissão Gestora do TM². Serão chamadas para a fase única, aproximadamente, 200 alunas de cada nível, A e B.


Premiação

Resultados

Coordenadora

Ana Karoline Borges 

Realização

Apoio Institucional