Regulamento do TFC.BR 2023
Regulamento do Torneio Feminino de Computação (TFC.BR)
Objetivos
O Torneio Feminino de Computação (TFC.BR) é uma iniciativa do Movimento Meninas Olímpicas do Brasil com o apoio da UFSM . O Torneio Feminino de Computação tem por objetivos:
Estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral;
Promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental;
Proporcionar novos desafios aos estudantes;
Identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia;
Incentivar a participação feminina nas olimpíadas de Computação.
Modalidades
O TFC.BR será realizado apenas na Modalidade Programação e em 3 Níveis, de acordo com a escolaridade: Programação Júnior (PJ), para alunas do Ensino Fundamental, Programação Nível 1 (P1), para alunas do Ensino Fundamental até o primeiro ano do Ensino Médio, e Programação Nível 2 (P2), para alunas do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. As tarefas da prova versarão sobre problemas de programação, e devem ser resolvidas com o uso de computador, exigindo conhecimento de estruturas de dados e técnicas de programação.
Cada participante pode ser inscrita em apenas um nível.
Fases
O TFC.BR será realizado em uma única fase.
Elegibilidade
Competidoras inscritas na OBI2023, modalidades Programação Júnior, Programação Nível 1 e Programação Nível 2, poderão participar do TFC.BR, independente de terem ou não realizado a prova da primeira fase da OBI2023.
As competidoras poderão participar do TFC.BR no mesmo nível no qual estão inscritas na OBI2023.
Inscrições
Não é necessária uma nova inscrição para participar, as competidoras inscritas na OBI2023 selecionando a opção de gênero "Feminino" ou "Outro" estão automaticamente habilitadas para realizar as provas do TFC.BR.
O(A) Coordenador(a) Local da OBI na escola será também o(a) responsável pelo TFC.BR.
Provas
As provas serão realizadas online no sistema da OBI (acesso com senha da OBI).
As participantes devem ser instruídas pelo(a) Coordenador(a) Local a não comentar o conteúdo da prova com outras pessoas durante o dia de aplicação da prova, pessoalmente ou através de qualquer outro meio, sob pena de desclassificação das competidoras e da escola.
As tarefas das provas serão estabelecidas pelo Comitê Científico (CC), nomeado pela Comissão Organizadora do TFC.BR.
As provas do TFC.BR serão realizadas no dia 15 de setembro de 2023, com duração máxima de 3h (contadas a partir do acesso às questões), no período entre 13h e 20h (GMT-03:00, horário de Brasília) .
As provas serão compostas de tarefas de programação cuja solução envolve a implementação de um programa de computador em uma das linguagens de programação permitidas no Regulamento da OBI (item 7.1).
Durante a prova, cada participante deverá ter acesso individual a um computador pessoal, com capacidade adequada de processamento, com acesso à Internet, com um ambiente de programação (no mínimo um editor de texto) e compiladores para as linguagens de programação permitidas pela OBI (ao menos uma linguagem).
Linguagens de Programação
As competidoras podem submeter soluções nas seguintes linguagens de programação:
Pascal
C
C++
Python 3
Java
Javascript
Os programas submetidos pelas competidoras serão compilados em ambiente Linux, utilizando os seguintes compiladores e linhas de comando:
C: Compilador GCC versão 10.3 ou superior - Linha de comando: gcc -lm -O2 -static -o executavel fonte.c
C++: Compilador G++ versão 10.3 ou superior - Linha de comando: g++ -std=c++17 -lm -O2 -static -o executavel fonte.cpp
Pascal: Compilador FreePascal versão 3.2.0 ou superior - Linha de comando: fpc -O2 -o executavel fonte.pas
Python: Interpretador versão 3.9.4 ou superior
Java: JDK 14 ou superior - Linha de comando para execução: java -Xmx1024m -Xms1024m fonte.class
Javascript: Node.js, versão 14.16.1 ou superior
Serão feitos esforços para compilar corretamente os programas submetidos, com os compiladores acima e eventualmente ainda outros. No entanto, programas que após todas as tentativas ainda apresentarem erros de compilação devido ao uso de compiladores ou de linhas de comando diferentes das indicadas serão considerados incorretos.
Resultados
Os resultados oficiais serão divulgados, juntamente com o gabarito das provas, na página oficial do TFC.BR na Internet (https://tfcbr.inf.ufsm.br/).
A ordem de classificação será determinada pela pontuação obtida pela competidora, que pode receber entre zero a 100 pontos em cada tarefa, dependendo do número de testes para os quais a sua solução para a respectiva tarefa produz a resposta correta utilizando os recursos de tempo e memória esperados.
Os casos de desempate e casos omissos serão analisados e decididos pela Comissão Organizadora do TFC.BR.
Certificados e Medalhas
Todas as participantes, coordenadores(as) e colaboradores(as) terão direito a certificados. Os melhores classificados terão direito a medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, em quantidades a serem determinadas pela Comissão Organizadora, dependendo da quantidade de participantes e dos resultados. Serão oferecidas menções honrosas, a critério da organização do TFC.BR.
As premiadas do TFC.BR serão convidadas a participar da Fase 3 da OBI2023, a ser realizada no dia 01/10/2023.
Os certificados serão disponibilizados na Internet para impressão local.
Se alunas da escola fizerem jus a medalhas, elas serão enviadas por correio.
Seletiva para a EGOI
As melhores classificadas da OBI na modalidade Programação Nível 2 serão convidadas a participar da Seletiva para a EGOI (Olimpíada Europeia de Informática para Garotas).
As competidoras serão convidadas para a Seletiva da EGOI em ordem decrescente de classificação na OBI de acordo com a disponibilidade de vagas. A critério da Comissão Organizadora do TFC.BR, poderão também ser convidadas as melhores classificadas nas modalidades Programação Nível 2 no TFC.BR.
Caso a Comissão Organizadora considere que não há uma quantidade suficiente de competidoras da modalidade Programação Nível 2 para participar da Seletiva da EGOI, poderão também ser convidadas as melhores classificadas nas modalidades Programação Nível Júnior e Programação Nível 1 na OBI e/ou TFC.BR. Uma competidora poderá ser convidada para a Seletiva da EGOI uma única vez em razão da sua classificação na modalidade Programação Nível Júnior e uma única vez em razão da sua classificação na modalidade Programação Nível 1.
A Seletiva para a EGOI consiste de uma série de aulas, treinamentos e provas classificatórias. Ela será conduzida em conjunto com as Seletivas para a IOI e OII durante a Semana Olímpica da OBI. O Total de Pontos da seletiva será obtido somando-se a pontuação obtida em todas as provas classificatórias.
Comporão a equipe brasileira na EGOI as quatro competidoras com maior Total de Pontos da seletiva. Em caso de empate, será utilizada a classificação na OBI para desempate. Persistindo o empate, será utilizada a classificação no TFC.BR para desempate. Ainda persistindo o empate, a Comissão Organizadora do TFC.BR decidirá um critério de desempate.
Será solicitado, pela Organização do TFC.BR, auxílio para custear a vinda para a Semana Olímpica da OBI das convidadas a participar da Seletiva para a EGOI. Se este auxílio não for possível, as despesas de transporte, estadia e alimentação ocorrerão por conta das participantes.
Toda aluna que for convidada para a Seletiva para a EGOI deve participar de todas as atividades agendadas da Semana Olímpica da OBI e seguir as regras estabelecidas. A agenda das atividades e as regras serão divulgadas futuramente para as competidoras convidadas.
Disposições Gerais
As escolas e as participantes, ao fazerem parte da competição, concordam implicitamente com as regras estabelecidas.
A Comissão Organizadora do TFC.BR terá a última palavra sobre a interpretação deste regulamento.