Computação na Educação Básica: Identificar talentos e melhorar a qualidade do ensino público

Profa Nara Bigolin - UFSM

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Docente em Computação (raciocínio computacional)  na Educação Superior na França e no Brasil há mais de 3 décadas - e desde 2016, atuo em olimpíadas de conhecimento na Educação Básica.

A maior riqueza do século XXI são os talentos. Tê-los ou não tê-los determinará a ascensão ou queda de uma nação. EUA busca talentos desde o século XIX.

A soberania de um país depende de talentos.

O que é um talento: Capacidade de entender o mundo e resolver problemas de maneira eficiente. 

Porque termos talentos? as contratações do futuro são por habilidades.

Como desenvolver um talento:  através  de olimpíadas de conhecimento  e  do ensino da computação mais cedo possível. 


Desafios: Ensinar computação a todos, incluindo as meninas (as meninas são apenas 14% das ingressantes nos cursos de Computação e  apenas 2% na Olimpíada Internacional de Informática).

História da Computação na Educação Básica: Em 2013 e 2014 - Alunas do 6º ano participam de aula na graduação de Sistemas de Informação se destacando em diversas olimpíadas de conhecimento.

Meninas homenageadas em 2016 pela ALRS

Em 2015 - Contato com a Sociedade Brasileira de Computação - sem sucesso

Em 07 de julho de 2016 - criação da Comissão da Educação Básica (2016-2023)

Eixo: Pensamento Computacional do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. 

Em 2016 - Participação na semana olímpica (SO) da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e  Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Semana olímpica é um evento durante uma semana com os 100 melhores medalhistas de olimpíadas para estudo aprofundado da área. Entretanto, até 2016 todos professores sempre foram homens na SO da OBM e da OBI

- Aulas sobre raciocínio computacional e introdução a programação para alunos do ensino fundamental II.

Semana Olímpica OBI 2016

Semana Olímpica OBM 2016

Em 2017 - Pauta no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Em 2018 teve uma reunião em Porto Alegre e um Seminário em Brasília

Em 2019 proposta de um  Itinerário Formativo de Computação para o Ensino Médio e uma versão das Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica 

Em 2021, versão final do Itinerário Formativo de Computação e criação de Grupos de Trabalhos envolvendo dezenas de pessoas para elaborar as Normas da Computação na Educação Básica

Em 2022, MEC aprova parecer que define normas sobre o ensino de Computação na Educação Básica

Em 2023, Presidente sanciona com veto  a Política Nacional de Educação Digital  e poder legislativo derruba o veto em novembro, a Computação passa a ser uma disciplina


Em 2024, a Computação passa a ser obrigatória e foi aprovado o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Computação em Rede Nacional  (ProfComp)  com 16 polos. 

CRIANDO TALENTOS FEMININOS: DE 2016 a 2024 tivemos várias ações para incentivar as meninas nas olimpíadas da área de Exatas, futuras ingressantes de Computação.

Desde 2016, um total de 12 olimpíadas brasileiras já criaram prêmios especiais para meninas, assim como a Olimpíada Internacional de Matemática - IMO em 2017.  

Homenagens 

Desde 2016, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do RS em parceria com o Movimento Meninas Olímpicas homenageia as meninas medalhistas de ouro do RS.

Prêmio Meninas Olímpicas

Desde 2019, algumas Assembleias Legislativas Brasil como RS, PR, AM, ES e MS criaram o Prêmio Meninas Olímpicas através de projeto de Lei. Vejam algumas cerimônias de premiações:

OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA

Se ela consegue, eu também consigo.

Meninas talentosas

1º Ouro na ICHO 2018

Medicina, UFC

Ivna Ferreira Gomes

Olimpíada Internacional de Química 2018 

1º Ouro na EGMO 2019

Computação, Stanford

Mariana Bigolin Groff

Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas 2019

1º Ouro na EGOI 2021

Computação, MIT

Carolina Valle Costa

Olimpíada Europeia de Informática para Garotas 2020


Criar talentos é o futuro de qualquer nação e o ensino da Computação na Educação Básica é uma ferramenta.