O percentual de meninas premiadas em olimpíadas científicas equivale as mulheres em espaço de poder. Assim o movimento tem o objetivo de aumentar a presença das mulheres em espaços de poder (ciência, política ou mundo empresarial) através do incentivo à participação igualitária das meninas em olimpíadas de conhecimento. A presença feminina é inversamente proporcional ao prestígio das olimpíadas ou dos espaços de poder conforme gráfico abaixo. O movimento tem ações para reverter essa desigualdade.
O percentual de meninas participantes em olimpíadas internacionais equivale também ao percentual de mulheres agraciadas pelos Prêmios Nobel. Veja os dados:
OBMEP 2019
OBFEP 2019
OBM 2019
OBI 2019
Meninas nas Olimpíadas
Segundo dados levantados pelo Movimento Meninas Olímpicas, conforme aumenta o nível de idade nas olimpíadas diminuiu percentual de meninas, assim como a competitividade das olimpíadas.
Meninas por níveis
OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Segundo dados levantados pelo Movimento Meninas Olímpicas, conforme aumenta o a importância da medalha, diminuiu percentual de meninas conforme dados da OBMEP.
OBI - Olimpíada Brasileira de Informática
Em 2020, o Movimento organizou o 1º Torneio Feminino de Computação, o que impactou na presença das meninas no Nível 1 na modalidade de programação.
A sub-representação das meninas premiadas nas olimpíadas científicas principalmente a na área de STEM tem se mantido constante nas últimas décadas.
OBF - Olimpíada Brasileira de Física
OBFEP - Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas
OBM - Olimpíada Brasileira de Matemática
OBM
Nas olimpíadas internacionais, a situação é ainda mais crítica, onde as meninas são apenas 10% das participantes na Olimpíada Internacional de Matemática e apenas 2% na Olimpíada Internacional de Informática desde a sua criação.
IMO - Olimpíada Internacional de Matemática X
IOI - Olimpíada Internacional de Informática
Hana G. Albuquerque Marina Malta Nogueira Cássia Carolina Aguiar
Equipe ICHO 2021
International Chemistry Olympiad (ICHO) Na ICHO 2021, a equipe brasileira foi composta de 75% de meninas, sendo que seu histórico era de 75% masculino.
Melhores Universidades: Universidades de excelência, como MIT por exemplo, tem a tradição dos aceites brasileiros serem 80% masculinos. Em 2022, as meninas foram 75% dos aprovados.