Mapas e Dados Olímpicos

InstagramFacebookEmailYouTubeLink

O percentual de meninas premiadas em olimpíadas científicas equivale as mulheres em espaço de poder. Assim o movimento tem o objetivo de aumentar a presença das mulheres em espaços de poder (ciência, política ou  mundo empresarial) através do incentivo à participação igualitária das meninas em olimpíadas de conhecimento. A presença feminina é inversamente proporcional ao prestígio das olimpíadas ou  dos espaços de poder conforme gráfico abaixo. O movimento tem ações para reverter essa desigualdade. 

O percentual de meninas participantes em olimpíadas internacionais equivale também ao percentual de mulheres agraciadas  pelos Prêmios Nobel. Veja os dados:

OBMEP RS

2014: 4 meninas medalhistas de ouro. 

2016: 9 meninas medalhistas de ouro.

2018: 15 meninas medalhistas de ouro.

OBMEP 2019

OBFEP 2019

OBM 2019

OBI 2019

Meninas nas Olimpíadas

Segundo dados levantados pelo Movimento Meninas Olímpicas, conforme aumenta o nível de idade nas olimpíadas diminuiu percentual de meninas, assim como a competitividade das olimpíadas.

Meninas por níveis

OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Segundo dados levantados pelo Movimento Meninas Olímpicas, conforme aumenta o a importância da medalha,  diminuiu percentual de meninas conforme dados da OBMEP.

OBI - Olimpíada Brasileira de Informática

Em 2020, o Movimento organizou o 1º Torneio Feminino de Computação, o que impactou na presença das meninas no Nível 1 na modalidade de programação.

A sub-representação das meninas premiadas nas olimpíadas científicas principalmente a na área de STEM tem se mantido constante nas últimas décadas.

OBF - Olimpíada Brasileira de Física

OBFEP - Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

OBM - Olimpíada Brasileira de Matemática

OBM

Nas olimpíadas internacionais, a situação é ainda mais crítica, onde as meninas são apenas 10% das participantes na Olimpíada Internacional de Matemática e apenas 2% na Olimpíada Internacional de Informática desde a sua criação.

IMO - Olimpíada Internacional de Matemática  X

IOI - Olimpíada Internacional de Informática

Escola de Verão do ICPC (Concursos de Programação Colegiada Internacional) 

Hana G. Albuquerque    Marina Malta Nogueira      Cássia Carolina Aguiar

Equipe ICHO 2021

International Chemistry Olympiad (ICHO) Na ICHO 2021, a equipe brasileira foi composta de 75% de meninas, sendo que seu histórico era de 75% masculino. 

Melhores Universidades: Universidades de excelência,  como MIT por exemplo, tem a tradição dos aceites brasileiros serem 80% masculinos. Em 2022, as meninas foram 75% dos aprovados.