Sobre
O Torneio Feminino de Computação é uma competição brasileira de programação apenas para meninas coordenada pelo Movimento Meninas Olímpicas - um projeto institucional da UFSM que visa incentivar a participação feminina na modalidade de Programação da Olimpíada Brasileira de Informática. O torneio foi Inspirado na EGOI - European Girls' Olympiad in Informatics, que teve sua 1ª edição em junho de 2021 em Zurique na Suíça. O torneio teve a 1ª edição em 2020.
Para incentivar as meninas a participarem: O estereótipo da Ciência da Computação ser algo apenas para homens persiste. Neste contexto essa competição é importante, pois meninas que talvez não tenham coragem de participar de uma Olimpíada de Informática se sentem incluídas e abordadas diretamente. Isso permite que elas encontrem autoconfiança para participar.
Para criar modelos femininos: As participantes conhecem outras mulheres Cientistas da Computação e podem encontrar modelos femininos para si mesmas. Isso é importante, pois a maioria dos modelos são do sexo masculino (por exemplo, professores, estrelas da ciência da computação).
Para aumentar a representatividade das mulheres em espaço de poder: o percentual de mulheres em espaços de poder é o mesmo das meninas premiadas em olimpíadas de conhecimento. Portanto, se houver mais meninas nas competições de conhecimento, teremos uma sociedade mais igualitária nos espaços de poder.
TFC 2024
Data da Prova: 13 de setembro de 2024
Cadernos de Tarefas e Gabaritos
Nível Júnior
Exemplos de soluções:
Altura da árvore: Solução A (C), Solução B (Java), Solução C (Javascript), Solução D (Python3)
Vale-presente: Solução A (C), Solução B (C++), Solução C (Java), Solução D (Javascript), Solução E (Python3)
Aventura na floresta mágica: Solução A (C++), Solução B (Java), Solução C (Javascript), Solução D (Python3)
Fábrica de tesouras: Solução A (C), Solução B (Java), Solução C (Javascript), Solução D (Python3)
Nível 1
Exemplos de soluções:
Bibi e a árvore: Solução A (C), Solução B (Java), Solução C (Javascript), Solução D (Python3)
Fefe e o jogos dos monstrinhos: Solução A (C++), Solução B (Java), Solução C (Javascript), Solução D (Python3)
Mistura de Poções: Solução A (C), Solução B (C), Solução C (C++), Solução D (C++), Solução E (C++), Solução F (C++), Solução G (Java), Solução H (Javascript), Solução I (Javascript), Solução J (Python3), Solução K (Python3)
Fábrica de Tesouras: Solução A (C), Solução B (Java), Solução C (Javascript), Solução D (Python3)
Nível 2
Exemplos de soluções:
Bibi e a árvore: Solução A (C), Solução B (Java), Solução C (Javascript), Solução D (Python3)
Mistura de Poções: Solução A (C), Solução B (C), Solução C (C++), Solução D (C++), Solução E (C++), Solução F (C++), Solução G (Java), Solução H (Javascript), Solução I (Javascript), Solução J (Python3), Solução K (Python3)
Tabuleiro: Solução A (C), Solução B (C++), Solução C (C++), Solução D (C++), Solução E (C++), Solução F (C++), Solução G (Java), Solução H (Java), Solução I (Javascript), Solução J (Python3), Solução K (Python3)
Christina e os bombons: Solução A (C++), Solução B (C++), Solução C (C++), Solução D (Java), Solução E (Javascript), Solução F (Python3), Solução G (Python3)
Estradas em Nlogônia: Solução A (C++), Solução B (Java), Solução C (Javascript), Solução D (Python3)
Edições Anteriores do TFC
Para conferir as comissões organizadoras, as cerimônias de premiações e os certificados acesse:
Sobre a Olimpiada Europeia de Informática para Meninas (EGOI)
A Olimpíada Europeia de Informática para Garotas (European Girls' Olympiad in Informatics - EGOI) criada em 2021 é uma competição feminina de programação inspirada pelo sucesso da Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas (European Girls' Mathematical Olympiad - EGMO). O formato da competição é semelhante ao de competições como a Olimpíada Internacional de Informática (International Olympiad in Informatics - IOI) e a Olimpíada da Europa Central de Informática (Central European Olympiad in Informatics - CEOI). O Brasil participa desde a primeira edição em 2021.
As quatro integrantes da equipe brasileira são escolhidas durante a Semana Olímpica da OBI, em conjunto com a Seletiva da IOI, em dezembro do ano anterior à prova da EGOI. São convidadas a participar da Seletiva da EGOI as melhores estudantes classificadas da modalidade Programação Nível 2 da Fase Nacional da OBI. As quatro melhores estudantes classificadas na Seletiva da EGOI/IOI compõem a equipe que representará o Brasil na EGOI no ano seguinte. Confira as equipes brasileiras.
Como é o torneio?
O torneio é totalmente online, realizado por meio do sistema a ser definido.
As competidoras devem dispor de computador e acesso à Internet para entrar no sistema e fazer a prova. Para acessar a prova, não é necessário fazer nada além de entrar no sistema no intervalo de tempo indicado utilizando o usuário e senha.
As competidoras têm 3 horas no intervalo de tempo indicado para resolver 4 problemas de programação, contadas a partir do horário do primeiro acesso. As linguagens de programação permitidas seguem o regulamento a ser definido.
Premiações: Todas as competidoras que fizerem a prova receberão certificados de participação digitais. As premiadas também receberão:
Menções Honrosas: certificado digital do prêmio.
Medalhas de ouro, prata e bronze: certificado digital do prêmio, camiseta, medalha.