Olimpíadas Femininas

Organization: Scientific Olympic Girls Movement


Olimpíadas Femininas Internacionais: EGMO e EGOI

 O Movimento incentivou a participação do Brasil na Olimpíada Europeia de Matemática para Meninas – EGMO em 2017 e na Olimpíada Europeia de Informática para Meninas – EGOI em 2021.

Em 2019, a Mariana Bigolin Groff  conquistou a 1ª Medalha de OURO para o Brasil na EGMO 2019. As equipes que representaram o Brasil na EGMO se encontram no site do Movimento Meninas Olimpicas

Em 2021, a Carolina Moura conquistou  a 1ª Medalha de OURO para o Brasil na EGOI 2021 e encabeçou a seletiva de Informática,  o que nunca havia ocorrido antes.  As equipes que representaram o Brasil na EGOI se encontram no site do Torneio Feminino de Computação.

International Chemistry Olympiad (ICHO) Na ICHO 2021, a equipe brasileira foi composta de 75% de meninas, sendo que seu histórico era de 75% masculino. 

Equipe ICHO 2021

Hana Gabriela Albuquerque

 Marina Malta Nogueira

Cássia Carolina Aguiar

Olimpíadas Femininas Nacionais: TM2, TFC, OFMEBA

Premiadas do TM2 2020

O Torneio Meninas na Matemática, foi inspirada na EGMO - European Girls' Mathematical Olympiad  e tem como objetivo incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na matemática e aumentar a representatividade feminina em competições nacionais e internacionais, além de promover a maior participação de alunas em treinamentos olímpicos. 

Premiadas do TFC 2020

 O Torneio Feminino de Computação - TFC é uma competição brasileira de programação apenas para meninas. O torneio visa incentivar a participação feminina na modalidade de Programação da Olimpíada Brasileira de Informática. O torneio foi Inspirado na EGOI - European Girls' Olympiad in Informatics, que teve sua 1ª edição em junho de 2021 em Zurique na Suíça. Um impacto positivo  na representação feminina na OBI - Olimpíada Brasileira de Informática aconteceu no ano de 2020 após a primeira edição do TFC 2020. As meninas medalhistas na modalidade programação júnior, que até o ano de 2019 era em torno de 15%, em 2020 passou para 25% e em 2021 para 29%. 

A Olimpíada Feminina de Matemática do Estado da Bahia – OFMEBA objetiva motivar a participação do público feminino em olimpíadas de matemática e identificar talentos femininos na matemática incentivando o ingresso dessas estudantes em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas. 

Nacionais 

TM2-  Torneio Meninas na Matemática (Início 2019)

TFC - Torneio Feminino de Computação (Início 2020)

TFM - Torneio de Física para Meninas (Início 2023) 

Quimeninas - Olimpíada Nacional Feminina de Química  (Início 2023) 


Internacionais

EGMO - European Girls’ Mathematical Olympiad (Início 2012)

EGOI - European Girls' Olympiad in Informatics (Início 2021)

MATH PRIZE Math Prize for Girls Olympiad (Início 2009)

PAGMO - Panamerican Girls' Mathematical Olympiad (Início 2021)


Outras 

OIFEM - Olimpiada Informática Femenina (Início 2021)

OFMEBA - Olimpíada Feminina de Matemática do Estado da Bahia (Início 2021)